Hoje trago A pergunta mais importante, um livro para crianças que conheci no final de 2019, embora tenha sido publicado anos antes.
Todo aniversário Rosa pedia uma bicicleta de presente, e todo aniversário ganhava outra coisa (p. 4).
Escrito por Paula Piano Simões e ilustrado por Flávia Bomfim, A pergunta mais importante é uma bela história sobre aprendizagem e persistência, uma história baseada em fatos reais.
Conheci Paula Piano Simões e seu livro por meio do blog Fagulhas de ideias, no qual a autora fala exatamente de livros. A pergunta mais importante foi sua primeira obra infantil. Depois, Paula publicou também O menino enrolado (2017).
Em A pergunta mais importante, somos apresentados a Rosa, uma menina que sonha em ganhar uma bicicleta, mas vê os aniversários passarem sem a chegada do grande presente.
Um dia, porém, o pai anuncia a realização do sonho:
‘É pra você. Mas cuide bem dela. De onde veio essa não virá outra’ (p. 7).
A bicicleta vermelha não é perfeita, o que não tem importância para Rosa. O problema agora é usá-la, já que a menina não sabe pedalar, e isso a coloca diante daquele desafio muito comum na infância: aprender a andar de bicicleta.

Nessa empreitada, ela conta com a ajuda do pai, mas o que há de diferente aqui é o jeito como ele conduz o ensinamento quando observa a menina cair, sem conseguir domar a bicicleta.
Tentou mais uma vez, e outra vez, mas o resultado era sempre o mesmo. Será que ela NUNCA conseguiria andar de bicicleta?! (p 17).
Quem nunca se sentiu como Rosa: sem esperanças diante de uma situação difícil? Às vezes, imaginamos que jamais sairemos dela, que jamais compreenderemos determinado assunto ou adquiriremos certa habilidade. E isso acontece mesmo na idade adulta.
É aí que entra a pergunta mais importante — que não revelarei para não estragar a surpresa —, uma pergunta que pode ser usada nos mais diversos momentos da vida.
Em A pergunta mais importante, o apoio e a sabedoria do pai dão forças para Rosa superar a dificuldade e se colocar no comando da situação. No entanto, de nada valeriam o apoio e a sabedoria dele se ela não fosse uma menina corajosa e determinada.
Vale muito a pena conhecer Rosa e sua bicicleta vermelha. É encantador ver uma relação próxima entre pai e filha e a felicidade de Rosa ao alcançar seu objetivo, ainda mais com desenhos que retratam, de forma tão verdadeira, cada uma das expressões da menina.
Deixe seu comentário